quinta-feira, 14 de junho de 2012

ATIVIDADE3.3 - PROJETO DO CURSO E-PROINFO 100


  • PROJETO: A CRIANÇA E O COTIDIANO

TEMA – LIXO X RECICLAGEM
RESUMO DO TEMA: O aluno acessará sites indicados e de busca que contenham campanhas educativas, jogos, passatempos e orientação cultural, tendo sempre como assunto o LIXO e a RECICLAGEM.
Através de pesquisas sobre um determinado aspecto referente ao assunto tratado, o aluno aprenderá que o lixo não deve ser apenas lixo. Dependendo do seu material, poderá transformar-se, através da Reciclagem, em outro objeto, novo e útil. Aprenderá a incentivar os colegas, família, a vizinhança na coleta seletiva do lixo: papel, vidro, plástico e metal. Será um indivíduo ativo na campanha da reciclagem do lixo.
·         Público Alvo: 5º ano do Ensino fundamental;
·         Áreas envolvidas: Língua Portuguesa, Ciências e Artes;
·         Temas transversais atingidos: Ética e Cidadania, Meio ambiente e Saúde;
·         Tempo previsto: 10 aulas.


Objetivos a serem atingidos

·         Observar o destino do lixo nas residências, a fim de conceitua-lo.
·         Utilizar materiais recicláveis em artesanato e confecção de bijuterias.
·         Valorizar as coletas seletivas do lixo, descobrindo os diversos tipos de lixo.
·         Refletir sobre a Natureza, sua força e cuidados que devemos ter para conservá-la inteira, mudando de atitudes com relação à reutilização do lixo.
Recursos Técnicos e Pedagógicos
·         Computador, impressora, vídeos, fotos, revistas, artesanato, e jornais.
Etapas para a execução do projeto
·         Apresentação e orientação do processo de pesquisa na internet;
·         Visitas a sites específicos;
·         Execução de jogos e exercícios;
·         Confecção de peças artesanais;
·         Confecção de textos individuais e/ou em grupos.
Sites recomendados para a pesquisa
·         http://www.lixo.com.br
·         http://www.recloteca.org.br
·         http://www.clubkids.com.br
·         http://www.tiogui.com.br
Em Junho de 2012
Professora Helaine A. L. Leal


Nenhum comentário:

Postar um comentário