quinta-feira, 14 de junho de 2012

Projeto - INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA: A INSERÇÃO DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO


HELAINE APARECIDA LOPARDI LEAL

INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA: A INSERÇÃO DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Será realizado na
Escola Estadual “São Vicente de Paulo” no município de Juiz de Fora


Juiz de Fora, MG
Março de 2011 



Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de serem pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.  Rubem Alves

Resumo


LEAL, Helaine Aparecida Lopardi. Informática E Educação Física: A Inserção Do Uso Das Tecnologias De Informação E Comunicação. Juiz de Fora, 2011.16f. Portfólio (Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino Fundamental) – Centro de Educação a Distância, Universidade Federal de Juiz de Fora.



Este trabalho apresenta como tema a inserção do uso de tecnologias da informática no Ensino Fundamental, estabelecendo relação com a Educação Física. Objetiva desenvolver aptidão, capacitação, estudos, conhecimentos, habilidades no laboratório de informática, através dos conhecimentos dos componentes das TICs, também democratizar, humanizar e diversificar a teoria/prática pedagógica da área, buscando ampliar os horizontes e o uso destes meios dentro da disciplina. Através das TICs, poderemos facilitar as atividades da prática pedagógica em Educação Física, promovendo o desenvolvimento, a construção do aprendizado e tendo como consequência à ação-reflexão para a melhoria da qualidade do ensino, despertando maior interesse dos alunos. As atividades apresentadas neste trabalho serão desenvolvidas pelos alunos da E. E. São Vicente de Paulo, assim que for inaugurado o novo laboratório de informática, considerado uma nova fase para a escola e um novo olhar para o uso das novas tecnologias de informação e comunicação.  
Palavras-chave: Educação Física. Informática. TIC. Aprendizagem. Inserção.

CAPÍTULO 1: Introdução           
            Este trabalho será desenvolvido na disciplina de Educação Física, do 9º Ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual São Vicente de Paulo. A partir da observação e identificação de fatores intra e extraescolares, responsáveis pela falta de interesse em conhecer os conteúdos aplicados na disciplina Educação Física, gerando inércia por parte de alguns alunos nas aulas práticas de Educação Física, percebeu-se a necessidade de novas abordagens e ações pedagógicas para atingir os objetivos já definidos na disciplina através de ações que aqui serão apresentadas.
O tema central é estabelecer uma relação entre Informática e Educação Física, realizando a inserção do uso das tecnologias de informação e comunicação no Ensino Fundamental.
As atividades desse portfólio objetivam desenvolver aptidão, capacitação, estudos, conhecimentos, habilidades nos alunos para o aprimorando do ensino da Educação Física e Informática, utilizando a tecnologia e a comunicação como recursos didático-pedagógicos na escola, bem como apresentar considerações teóricas e práticas que fundamentem tanto a elaboração do trabalho a ser desenvolvido na modalidade de oficinas, quanto à interpretação dos dados obtidos durante a realização das atividades. Ao mesmo tempo, programar e compreender a relação entre atividade física e os conteúdos de sala de aula, intermediada pela tecnologia de informação, tendo em mente a perspectiva lúdica permitida por essas, possibilitando-se a realização da relação interdisciplinar. 
            Os objetivos gerais e específicos são abaixo apresentados:
  • ·         A partir da proposta do documento do PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), buscar conscientizar os alunos da proposta da Educação Física que procura democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área, buscando ampliar os horizontes para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos envolvidos;
  • ·         Incorporar, de forma organizada, as principais questões que o professor de EDUCAÇÃO FÍSICA e o professor do projeto de Informática na escola devem considerar no desenvolvimento de seu trabalho, subsidiando as discussões, os planejamentos e as avaliações da prática da disciplina específica;
  • ·         Desenvolver aspectos didáticos gerais e específicos da prática pedagógica em Educação Física com o auxílio da tecnologia que podem auxiliar o professor nas questões do cotidiano das salas de aula. Possibilitar uma nova visão acerca da utilização do computador, sendo considerado um instrumento de trabalho e desenvolvimento na construção do aprendizado e tendo como consequência à ação-reflexão-ação-reflexão para a melhoria da qualidade do ensino, despertando maior interesse no aluno;
  • ·         Favorecer o conhecimento das tecnologias de informação e comunicação através da diversificação das atividades, buscando sempre que possível interação entre o corpo docente, realizando na prática a interdisciplinaridade.
CAPÍTULO 2: Justificativa do Portfólio 
            Na realidade das escolas estaduais, há alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, motora e de disciplina, sendo necessária uma intervenção pedagógica diferenciada que desperte o interesse dos alunos. Sugere-se aqui a união da tecnologia com a Educação Física para que os alunos obtenham uma maior concentração nas tarefas a eles solicitadas. Considera-se também que nem todos têm acesso às tecnologias da informação em suas casas. Será também um recurso para a concretização da aprendizagem ao longo do tempo, desenvolvendo o uso das TICs nas aulas de Educação Física como instrumento facilitador da aprendizagem. O trabalho será intermediado por jogos computacionais, pesquisas, construção de um BLOG, entre outras atividades.
            A escola da Rede Estadual de ensino em que trabalho através da direção atual, no final do ano de 2010, convidou-me para coordenar o laboratório de informática em uma nova sala que futuramente será construída com os devidos equipamentos novos para dinamização da informática no contexto escolar. Contribuiu também o fato de sempre ter demonstrado interesse e perfil para que aconteça a realização efetiva das TICs no ambiente escolar.
            A inserção da tecnologia no ensino do conhecimento e pesquisa destina-se a desenvolver nos alunos  da E. E. São Vicente de Paulo, no bairro Borboleta, o interesse pelos conteúdos da disciplina de Educação Física, através de uma visão crítica e reflexiva acerca da utilização da TIC no ambiente escolar para o crescimento e desenvolvimento na construção educacional globalizada. 
            Sendo assim, concordo com a afirmativa de MORAN (1995)[1] “Cada tecnologia modifica algumas dimensões da nossa inter-relação com o mundo, da percepção da realidade, da interação com o tempo e o espaço”. Mas devemos estar abertos para a mudança nas tecnologias, utilizando as como ferramentas na escola, através de projetos que viabilizem a aprendizagem e levem uma ampliação da interação desta com os indivíduos discentes e docentes.
            Os jogos são elementos que se relacionam na promoção da aprendizagem. Eles se unem para que a criança possa através da relação, criança – conhecimento – brincadeira - sejam usados pedagogicamente no ato de aprender. Entende-se aqui o lúdico na perspectiva de que, os jogos e as brincadeiras promovem as maiores aquisições  nas crianças ampliando sua compreensão acerca da moralidade e de realização.
            Na visão de Piaget (1982)[2] “o jogo constitui-se em expressão e condição para o desenvolvimento infantil, já que as crianças quando jogam assimilam e podem transformar a realidade” e para Vygotsky (1989)[3] “considera que o desenvolvimento ocorre ao longo da vida e que as funções psicológicas superiores são construídas ao longo dela”. O sujeito, para ele, é interativo, diferenciando-se de Piaget por não estabelecer fases para explicar o desenvolvimento.
 Considerando o processo de ação/reflexão/reação, as atividades propostas pretendem agir no sujeito aprendiz, levando-o a interagir com dois elementos envolvidos nas ações pedagógicas: tecnologia e Educação Física. Buscamos aprimorar a cultura lúdica (jogo e brincadeira) através das experiências adquiridas anteriormente, numa fusão com as do presente facilitando o exercício dos processos mentais. Diante disso, podemos considerar a opinião de Vygotsky (1989)[4] em relação ao jogo, quando estabelecemos o resgate de nossa cultura possibilitando uma construção e reconstrução da identidade individual e coletiva, baseada na experiência.
Trabalhar com o tema “Educação Física e Tecnologia” é uma tarefa difícil e ao mesmo tempo desafiadora. Difícil pela sua aceitação, adaptação de novas atividades desenvolvida em local que não seja a quadra de esportes e pela sua característica efêmera. Desafiadora por ter qualidades que contribuem para a formação crítica e ampliada, necessitando de maiores estudos. Este portfólio significará um avanço em relação às atividades nas aulas de Educação Física, diversificando e ampliando os conhecimentos em relação à TIC, através de procedimentos metodológicos nos quais o aluno poderá desenvolver aptidões para explorar a sua criatividade e criticidade em relação às pesquisas e fatos.
            A motivação por esse tema surgiu da observação em relação às atividades apresentadas nas aulas de Educação Física, que geravam insatisfação e desânimo nos alunos do Ensino Fundamental, pelo fato de que a estrutura física da escola não ser adequada à prática esportiva e também pela falta de materiais esportivos.
            Portanto, a introdução das tecnologias de informação e comunicação nas aulas de Educação Física com ênfase em sua proposta curricular, terá como parâmetro o conteúdo definido no CBC (conteúdo básico comum) da SEE-MG (Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais), sendo o objetivo de apresentar as novas possibilidades da tecnológica em educação, fazendo com que os alunos se familiarizem com diferentes aplicativos e utilize-os em sala de aula, tornando as aulas mais interessantes, criativas e de fácil entendimento.
            Desde o ano de 2009 até o presente momento, estou como professora de Educação Física e Informática do FIT (Formação Inicial para o trabalho no Ensino Médio), na Escola Estadual São Vicente de Paulo, localizada no Bairro Borboleta. Observei, a princípio, que os computadores ficavam na Biblioteca e, portanto o seu acesso era limitado, primeiro pelo falta de interesse dos docentes e, segundo pela dificuldade em manuseá-los, pelo ambiente mal estruturado que não atende a uma turma que geralmente gira em torno de 35 alunos.  É essa realidade que se pretende mudar com as reflexões apresentadas aqui, as atividades propostas e o aprendizado adquirido com o portfólio.
            Na visão de Freire e Freire (1998), 
se o uso da impressão revolucionou a sociedade renascentista, principalmente as formas de transmissão do conhecimento, preparando o cidadão para a revolução industrial, o uso das novas tecnologias da informação na educação promoverá a revolução dos próximos tempos.(SEBRIAM -2009)[5] 
            De acordo com Chanan et al (2011), é necessária uma conscientização que assegure o uso eficaz das tecnologias na educação, em vez de só equipar as escolas com computadores, TV, Internet, entre outros disponíveis no mercado, que não são suficientes. Devemos desmistificar o conceito de que estas tecnologias podem ser um substituto do professor.  O professor representa o mediador entre a educação e tecnologia promovendo a diversidade de recurso tecnológico para as aulas da disciplina, sendo possível trabalhar as práticas corporais por meio de vídeos, na forma de DVD ou na internet, segundo diz Neira “Há esportes que são impraticáveis na escola, mas podem ser estudados através das tecnologias” (2011).[6]
CAPÍTULO 3: DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES       
             a seguir apresenta-se a descrição das sete atividades que são partes do presente trabalho em forma de ações a serem aplicadas e as respectivas ações referenciais:
  
3.1 ATIVIDADE 1: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – USO DO COMPUTADOR

            A primeira atividade será um recurso essencial para utilização da Internet - Rede Mundial de Computadores - no desenvolvimento da aprendizagem dos educandos. O primeiro passo, será realizar a Exploração do computador e sondagem inicial para que possamos diagnosticar as habilidades já adquiridas no uso do computador e da Internet na organização de tarefas de pesquisas, teremos assim um parâmetro para avançar com os educandos. Nesse momento, ocorrerá a demonstração de todos os procedimentos necessários e avaliação diagnóstica (verificar o nível de conhecimento da turma) que estarão relacionados com o computador. A busca será uma prática supervisionada do uso de motor de busca como o Google ou o Yahoo com as palavras-chaves.
            A disciplina na qual me foi apresentada essa possibilidade foi: Pesquisa na internet: Educação por Internet – Educação e Aprendizagem em rede _ Prof. José Aravena e Prof. Márcio.
  
3.2 ATIVIDADE 2: CRIANDO POWER POINT NO BROFFICE - IMPRESS 
            Após a sondagem de conhecimentos iniciais sobre o uso dos computadores, a próxima atividade já será a prática de Criação de Power Point no Broffice – Impress, os primeiros passos. Durante a aprendizagem, os alunos já irão ser instruídos a construir um documento com o recurso mencionado. Nesse momento, através de pesquisa relacionada ao tema esporte e suas regras, construirão uma apresentação de slides no Impress e, em seguida, demonstrarão para a turma. Para a coordenação da atividade, a turma será divida em grupos de acordo com o esporte escolhido para a pesquisa. A disciplina na qual me foi apresentada essa possibilidade é: Introdução á Informática – Prof. Tarcísio de Souza Lima 

3.3 ATIVIDADE 3: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FÍSICA 
            Os jogos interativos disponibilizados na Internet são utilizados para diversos objetivos educacionais. Há jogos que são baixados para o computador do usuário e outros que são acessados e praticados online. No presente trabalho, eles buscarão em SITES jogos que estejam ligados diretamente aos esportes, ou a eles relacionados nas diversas variações disponíveis para promover aprendizagem. Em seguida, depois de feita a busca e a avaliação crítica dos jogos pelos alunos, em diálogo com o professor coordenador, escolherão um desses já vistos e jogarão durante a aula. Os jogos pesquisados no laboratório de informática não se limitarão à disciplina Educação Física, mas também incluirão outros conteúdos, como Matemática, Português, Ciências e outros, procurando aumentar as possibilidades de interação com outras disciplinas através de projetos multidisciplinares. A disciplina na qual me foi apresentada essa possibilidade é: Computador em sala de aula – Prof. Waldyr Azevedo Júnior. 

3.4 ATIVIDADE 4: PESQUISA ORIENTADA 
            Webquest é um modo, uma metodologia de pesquisa orientada. O objetivo será levar os alunos a manipularem as informações pesquisadas na Internet e organizá-las de modo criativo e claro, sendo necessária a divisão em grupo e propor o tema relacionando aos esportes. Para a realização e a construção da webquest, os alunos terão que pesquisar sobre como se usa essa ferramenta e se orientarem através de sites explicativos, partindo de um roteiro elaborado com os passos para o desenvolvimento da atividade. A disciplina na qual me foi apresentada essa possibilidade é: Técnicas e Métodos para o uso de TIC em sala de aula – Professora Deniele Pereira Batista 

3.5 ATIVIDADE 5: JORNAL ESCOLAR – CRIATIVIDADE E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 
            Após a pesquisa feita na Internet, será elaborado pelos alunos um Jornal Escolar que servirá para uma apresentação do conteúdo de forma criativa, com as informações relevantes sobre os tema relacionado com a atividade física, através de exemplos, curiosidades atuais, fotos, informações, sendo considerado um material chamativo e auto-instrutivo. Nessa etapa, utilizaremos o programa Office Publisher para elaborar, criar e personalizar o jornal escolar.          A disciplina na qual me foi apresentada essa possibilidade é: Produção de Material Pedagógico – Professora Rosilãna Aparecida Dias

3.6 ATIVIDADE 6: HQS E OS ESPORTES – CRIATIVIDADE EM AÇÃO

            As histórias em quadrinhos serão utilizadas como instrumento na construção de narrativas que incorporem as questões discutidas nas leituras realizadas anteriormente. As criações deverão estar relacionadas aos esportes e suas concepções e características. Serão criações de HQs individuais, criativas e dinâmicas, realizadas através de sites indicados ou similares. Os alunos poderão escolher a mais interessante e publicar no jornal. A disciplina na qual me foi apresentada essa possibilidade é: Produção de Material Pedagógico – Professora Rosilãna Aparecida Dias 

3.7 ATIVIDADE 7: REGISTRO DINÂMICO – BLOGS 
            Blogs são diários online, colaborativos que integram leitura e escrita despertando para uma produção autoral na qual se podem disponibilizar conteúdos, partilharem opiniões, refletir em torno de temas entre outras finalidades.
            Além das atividades já mencionadas, para finalizar e fechar o circuito leitura e escrita, Informática e Educação Física, os alunos criarão um Blog para toda a escola, sob orientação do professor do projeto de informática. Neste instrumento, virtual ficará um espaço reservado para a Educação Física fazer suas postagens.
            A construção do Blog é pertinente na escola, pois poderá começar a substituir o quadro de aviso e permitir a inserção de conteúdos e tarefas e ser referência não só para os alunos, mas também para os professores. É um momento de inclusão digital, pois nem todos acessam sempre a Internet, já dentro da escola, consultarão o blog, farão postagens, promovendo interação e conhecimento entre todos os envolvidos na atividade.
            A disciplina na qual me foi apresentada essa possibilidade é: Técnicas e Métodos para o Uso de TIC em Sala de Aula – Profª Deniele Pereira Batista.

CAPÍTULO 4: Considerações Finais 
A Educação Física constrói no fazer, na experimentação corporal, nas vivências, conhecimentos  sobre a cultura corporal distribuídos em eixos temáticos de jogos, esportes, lutas, capoeiras, danças e ginásticas entre outras formas (saúde) como parte de sua identidade. No entanto, não podemos negar que ao pensar em corpo e sua educação mediada por computador, por exemplo, onde ele assume outros contornos no ciberespaço, é um desafio para o professor de Educação Física. Considero este tema bastante relevante para os profissionais da área de Educação Física, já que a nossa sala de aula (quadra), na qual estamos acostumados a trabalhar, frequentemente em muitas escolas, não há disponibilidade ou são precárias e, também, poderá contribuir para a diversidade nos conteúdos, do local e aprimoramento da aprendizagem escolar, através das tecnologias da informação e comunicação. Eu como professora-pesquisadora, sempre disposta a desafios, tendo inclusive direcionado as minhas atividades de professora de Educação Física para a informática educativa pelo prazer e satisfação que me proporciona em meu dia a dia, estou empenhada, junto à direção da escola, para coordenar o laboratório de informática em uma nova sala que futuramente será construída, com equipamentos novos. Será oportuno dinamizar a informática no contexto escolar e aplicar, aprimorar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso TICEF para que aconteça a realização efetiva da TIC. Abordamos aqui a intenção de se desenvolver o portfólio nas turmas  da E. E. São Vicente de Paulo no novo laboratório de informática, implantando esse projeto que demonstrará um novo olhar para o uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente educacional.
A preocupação com a inércia do laboratório antigo motivou-me a programar o seu uso nas aulas de Educação Física para os alunos com dificuldade de aprendizagem, no qual através de uma abordagem teórico prática houve uma aceitação a priori por partes de todos e que nos motivou a desenvolver o projeto para toda a comunidade escolar. Não tenho pretensões maiores do que esta e sim uma imensa gama de conhecimentos adquiridos no curso que serão repassados e expandidos através do uso das TICs na escola. O portfólio com certeza será expandido às demais turmas da escola de modo atender significamente a todos os alunos e o corpo.
A escola deverá se abrir para o processo de desenvolvimento do aprendizado das TICs e se tornarão agentes do conhecimento nas aulas de Educação Física. Para esses profissionais, será necessária a competência no uso dos meios, não deixando de proporcionar o acesso à tecnologia e nem negar essa possibilidade aos alunos, para isso devem se preparar não apenas para saber manusear os instrumentos das TICs, mas possibilitar a reflexão sobre o uso das mesmas através da intervenção que favorecerá o aprendizado. 

 ReferênciaS bIBLIOGRÁFICAS 
CHANAN, Douglas dos Santos, NASCIMENTO, Ronaldo José, CHANAN, Aline de Abreu Curunzi. As Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Aulas de Educação Física em Colégios de Ensino Médio em Londrina – Paraná – Brasil
Disponível em:
KISHIMOTO, Tizuko M.(Org.) .Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 7.  ed. – São Paulo: Cortez, 2003. 
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol. 23, n.126, setembro-outubro 1995, p. 24-26.

NEIRA, Marcos Garcia. Atividades em vídeo nas aulas de Educação Física. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/atividades-video-aulas-educacao-fisica-476011.shtml. Acesso em:12-03-2011 

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Educação Física/ Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/ SEF, 1998. 114 p. 
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. - Rio de Janeiro: Editora Rio de Janeiro, 1982.
 SEBRIAM, Débora Cristina da Silva. Utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Educação Física. 2009. 184 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação) - Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Universidad Nacional de Educación a Distancia de Madrid, Université de Poitiers, Lisboa, Madri, Poitiers, 2009. Disponível em: http://boletimef.org/biblioteca/2797/Tecnologias-da-informacao-no-ensino-de-Educacao-Fisica: Acesso em:11-03-2011 
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS: Educação Física/ Proposta Curricular. Educação Básica, 2005.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.


[1] MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol. 23, n.126, setembro-outubro 1995, p. 24-26.
[2] PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. Ed. Rio de Janeiro: 1982.
[3]VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes. 1989. 
[4]VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes. 1989. 
[5]SEBRIAM, Débora Cristina da Silva. Utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Educação Física. 2009. 184 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação) - Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Universidad Nacional de Educación a Distancia de Madrid, Université de Poitiers, Lisboa, Madri, Poitiers, 2009. Disponível em: http://boletimef.org/biblioteca/2797/Tecnologias-da-informacao-no-ensino-de-Educacao-Fisica: Acesso em:11-03-2011
[6] NEIRA, Marcos Garcia. Atividades em vídeo nas aulas de Educação Física. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/atividades-video-aulas-educacao-fisica-476011.shtml. Acesso em: 12-03-2011


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